domingo, 23 de setembro de 2007

Como viver sem manteiga?

---Há muitos anos que eu evito comer manteiga. Acho que é uma gordura desnecessária, levando-se em conta que amo queijo e nele já tem gordura suficiente. Isso não quer dizer que não coma! Mas sim que prefiro encontrar sempre alternativas saudáveis e gostosas para passar no pão.
---Que fique bem claro que, apesar de não comer carne, preferir os integrais, dispensar refrigerantes e frituras, não sou do tipo que quer atingir a santidade! Simplesmente acho que consumir alimentos saudáveis a maior parte do tempo abre a oportunidade para "enfiarmos o pé na jaca" vez por outra com a consciência tranqüila. Simples assim!
---Outro detalhe: saudável não precisa ser ruim. Apesar de que gosto não se discute...rs
---Então, aqui vai uma receitinha super-saudável e super-gostosa (na minha opinião, pelo menos) de patê de cenoura:
---Coloque água para ferver com um galinho de alecrim e um pedacinho de casca de laranja. Lave e raspe a casca de "umas" cenouras (hahaha! Não me queiram mal...mas sou péssima com números na cozinha!). Corte daquele jeitinho que parece que está apontando o lápis com um estilete, sabe como? O povo que entende das coisas diz que assim é possível manter de forma mais eficaz os nutrientes das bichinhas.
---Quando estiverem cozidas, retire o alecrim e a casca de laranja da água, coloque a cenoura para bater no liquidificador com um pouquinho da água, para ficar numa textura boa, bem cremosa. Pode pingar um pouco de azeite e colocar uma pitadinha de sal. Mas, atenção, outro conselho do povo que sabe das coisas: os alimentos que têm vitamina C devem ser batidos, moídos e chacoalhados o mínimo possível. É que a vitamina C é muito instável e se desfaz facilmente. Se você deixar o alimento lá, batendo no liquidificador, quando terminar não terá mais muita vitamina C para aproveitar. Por conta disso, quando faço vitaminas, bato todos os demais ingredientes primeiro e no final jogo o suco de laranja e dou dois apertõezinhos no botão, só pra dar uma misturadinha rápida.
---É bom lembrar que os cremes depois que esfriam ou gelam ficam mais firminhos, pense nisso na hora de dar o ponto certo com a água temperada do cozimento das cenouras.

Pão super-saudável

---Daí que eu entrei numas de fazer pão. Muito gostoso, viu? Fazer e comer!
---Como nunca consigo seguir uma receita de forma obediente, peguei uma receita base de pão e dei o meu toque. Esse da foto foi assim...
---Misturar 30 gramas de fermento biológico e 1 colher de sopa de açúcar cristal. Deixar acontecer a alquimia que transforma tudo num creminho de cor suspeita.
---Juntar então ao creminho: 1/2 litro de água morna, mais ou menos uma colher de sopa de sal, meio copo de óleo, 2 xícaras de farinha de trigo integral, 1/2 xícara de germe de trigo, 1/2 xícara de aveia, 1 colher de sopa bem cheia de farinha de linhaça e 2 colheres de sopa de gergelim. Misture bem. Então vai acrescentando a farinha branca até que a massa não fique colando nas mãos (eeeeca!rs).
---Então comece a sessão terapia, com muitas bolachas na massa. Tem gente que soca, amassa, sova (o termo técnico!), mas eu gosto mesmo é de dar umas bolachas bem dadas, aqueles tapões que estalam!!!!!! :-))))) Depois de tanta pancadaria, resta apenas pedir desculpas. Faço isso através de um Reiki básico, projetando os símbolos sagrados na massa, agradecendo à Natureza que produziu a matéria-prima e todas as pessoas que possibilitaram que ela chegasse até as minhas mãos.
---São 30 minutinhos descansando e nestes dias de calor a massa fica liiinda! Vistosa! Enooorme!!! Resta então fazer bolinhas e distribuir no tabuleiro untado com óleo ou, para quem prefere, fazer no feitio de pão de forma.
---Para quem não gosta de receber visitas, é bom trancar as portas, porque o cheirinho que sai do forno enquanto o pão está assando é daqueles que hipnotizam e fazem com que fileiras de criaturas caminhem pelas ruas em busca da origem de tal aroma...Melhor fazer duas receitas! rs

sábado, 15 de setembro de 2007

A bruxa tá solta...

---... e sem chapéu... dois pelo menos caíram no meu ateliê. Dá um certo trabalhinho, mas é bem gostoso ver o resultado. Por enquanto fiz em forma de chaveiro, mas acho que eles merecem uma posição mais chic.
---Sei que isso é mais para ocupar minhas mãos e meus pensamentos ansiosos por criar algo que nem eu mesma sei o que. Sei também que daqui a pouco começarei a trabalhar e terei menos tempo para me dedicar a isso. Mas não me sai da cabeça a sensação de que tudo isso faz parte de um processo muito maior, que vai desembocar em algo realmente bom, capaz de mudar minhas perspectivas de vida. Há tempos não sou mais jornalista! Por enquanto sou uma servidora pública pré-empossada, que tem dedicado seu tempo às coisas que sempre amou: design, gastronomia, pesquisa, tarot e textos... Sei que isso tem um propósito. E vou descobrir qual é!

Fase devagar...

---Entrei na marcha lenta... Sem tantas idéias e coisa e tal, mas ainda sobrou tempo e disposição para estes porta-MP3 (ou porta-celular, caso o modelo seja pequetito). O filhote ficou de olho no branco e preto, é bom preparar uma surpresa então...rs

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Sorbet de manga temperado

---Pois é... Fase de intensa produção!
---Este é o sorbet de manga. Peguei uma receita e - como sempre! - dei o meu toque pessoal: tem- perei a calda de açúcar! Ficou assim:
---1 xícara de açúcar, 1 xícara de água, peda- cinhos de gengibre fresco e uma colher de sementes de erva-doce (misture tudo e coloque para ferver... mas não me perguntem quanto tempo demora para dar o ponto certo! Essas coisas são sempre "no olho")
---Depois misture com creme de 1 manga bem madura + 1/3 de xícara de água batido no liquidificador e leve ao congelador.
---Na receita original, diz que é para retirar e bater a cada hora até que fique cremoso... Pois o meu ficou cremoso sem precisar bater. Acho que ele gostou de mim ou do congelador onde ficou hospedado :-)))

Juanita!!!!

---Ela está meio solitária, terei que providenciar algumas companheiras. Engraçado... Não gosto de fazer nada repetido! Minhas peças são realmente exclusivas. Só faço se alguém chega e fala "aaahhhh... faz igual aquela???" Daí eu faço...rs Senão, cada peça, uma aventura! Mas a Juanita tá tão sozinha e eu gosto tanto desse bichinho, que vou fazer mais algumas.

Equilíbrio dos opostos

---Esse foi resultado da sessão Yogananda! rs Vez por outra, colocamos algum livro para ser lido por um programinha bem legal que o Fernando arrumou e, enquanto isso, vou fazendo minhas bicho-fofices. Este colar saiu num dia assim, ouvindo ensinamentos desse guru que conhecia muito pouco e passei a achar muito "gente boa"!

Trio Violeta

---Eu sempre achei interessante essa combinação de violeta com dourado (ou laranja ou amarelo). Lembro-me bem de uma visita ao Museu da República, em que fiquei fascinada com os detalhes vistos aqui e ali ( no teto, no veludo e nos metais do oratório) que utilizavam essas duas cores. Daí resolvi fazer esses três colares seguindo o padrão. O detalhe do terceiro (da esquerda para a direita) é que ele é uma peça de reciclagem, uma montagem de diversos metais utilizados em montagem de bijoux que, por diferentes razões, estavam encostadinhos, no fundo de uma caixa de guardados. Ficou bem interessante o resultado!